Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de julho de 2023

O mundo do brincar



O mundo das crianças é repleto de sonhos, cores, músicas, tudo faz parte do brincar. E o brincar é a forma como a criança interage com o mundo, por isso nunca é um ato individualista. A criança brinca sempre com o outro, seja um outro real, imaginário ou inconsciente.

Ao brincar, a criança constrói um mundo próprio que, ao mesmo tempo, é compartilhado com os demais. Por isso o brincar não pode ser autoritário. Crianças que querem mandar nas outras acabam ficando sozinhas. Pois, para brincar “com” alguém é necessário dividir.

Dividir as canetas, os carrinhos, as bonecas, as casinhas, as histórias, as músicas, as coreografias. E ao dividir, a criança vai descobrindo a vida.

Às vezes, podemos nos perguntar: “você se tornou tudo aquilo que queria ser quando era criança?”. Alguns ficam tristes ao constatar que são bem diferentes, já outros se alegram. Estes nunca deixaram de brincar, nunca soltaram as mãos de sua criança interior. E por isso também, são pessoas solidárias, empáticas e afetuosas. Pessoas que não buscam um futuro bom apenas para si, mas têm no outro um irmão, com quem vão dividir seu mundo do brincar e do cresce.

Você pode achar que isso tudo é uma visão ilusória, utópica, boa demais para ser verdade. Você pode pensar que a realidade é dura, cruel, competitiva, e que não há espaço para sonhos, cores, músicas, sorrisos, etc, etc.

Perdão. Eu estou apenas brincando de escrever. 

(Erison S. Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vocação e Valor: A Realidade dos Professores

Segundo uma postagem no Instagram do Jornal O Globo, publicado hoje,  oito em cada dez professores  já consideraram a possibilidade de mudar...