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Sobre o Clube do Silêncio

 


Clube do Silêncio, uma proposta pedagógica para uma formação humana integral.

1.      O que é o Clube do Silêncio?

Trata-se de uma iniciativa criada pelo professor de letras e mestrando em educação profissional e tecnológica Erison Soares Lima, que atua na rede pública de ensino em Manaus, Amazonas. Com mais de 15 anos de experiência na educação, sendo grande parte deste tempo dedicada a escolas da periferia da capital do maior estado da Região Norte, o professor percebeu que os alunos precisavam de um espaço onde pudessem se expressar livremente, sem julgamentos ou pressões.

2.      Como surgiu o Clube do Silêncio?

Foi por meio das suas aulas na disciplina Projeto de Vida que o professor notou que os alunos demonstravam a necessidade de serem ouvidos quanto às suas demandas, problemas e desafios pessoais, familiares e educacionais que prejudicavam a sua saúde mental e emocional, bem como influenciavam a forma como eles se relacionavam uns com os outros. Assim, ele decidiu criar uma atividade pedagógica que busca desenvolver os aspectos cognitivos, emocionais e sociais dos alunos.

3.      Em que se baseia o Clube do Silêncio?

O nome é inspirado no texto Escutatória do educador e escritor Rubem Alves, nele o escritor defende a importância do silêncio para o desenvolvimento humano. Segundo Alves, “Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.” (Alves, 2004, p. 2).

4.      Como funciona o Clube do Silêncio?

Uma vez por semana, os estudantes participam de um grupo de apoio, mediado pelo professor ou por outros alunos, onde os discentes praticam a atenção, a concentração, a autoexpressão e a escuta atenta. Nesse espaço, eles podem se comunicar verbal e não verbalmente, refletir sobre si mesmos e sobre o mundo. O objetivo é superar as angústias e as violências da sociedade, através do encontro entre as pessoas.

5.      Onde ocorre o Clube do Silêncio?

A atividade acontece em uma escola periférica da zona norte de Manaus, o CETI Eng. Prof. Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizado no bairro Cidade de Deus, considerado um dos mais violentos e carentes da capital. No bairro, os índices de criminalidade, pobreza e exclusão social são muito altos. Entre 2013 e 2017, foram registrados 104 homicídios motivados pelo tráfico de drogas. Além disso, a região lidera o ranking de casos de violência doméstica e familiar na cidade, com 1.057 ocorrências entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2023. Essa realidade afeta diretamente a vida dos alunos que frequentam o CETI, que enfrentam diariamente os desafios impostos pela violência e pela falta de oportunidades. O Clube do Silêncio surge como uma oportunidade para esses alunos superarem as adversidades e construírem um futuro melhor para si mesmos e para a sua comunidade.

6.      Por que o Clube do Silêncio é importante?

Estudos recentes trazem a perspectiva de uma geração de adolescentes cada vez mais depressiva e ansiosa, com acesso a um número de informações nunca antes visto na história, porém sem saber o que fazer com ela. Não há perspectiva de um caminho seguro, apoiado em bases sólidas, uma vez que a liquidez das estruturas sociais, no liquido cenário da vida moderna (Baumann, 2001), os distanciamentos relacionais e as ausências familiares passou a desestabilizar as certezas internas do indivíduo e o estudante em formação se encontra no centro de todo este processo. Para o estudante morador das zonas periféricas do mundo, a proximidade com a violência, com a pobreza e a miséria, num histórico de constantes ausências, inclusive afetivas, só fazem adensar toda esta problemática apresentada. Os sujeitos se veem perdidos diante de um mundo incompreensível e insensível às suas necessidades, demandas, sonhos e desejos.

O Clube do Silêncio propõe uma alternativa para essa situação, oferecendo um espaço de acolhimento, de escuta, de cuidado e de encontro, onde os alunos podem se reconhecer como seres humanos únicos e valiosos, capazes de expressar seus sentimentos, suas ideias, suas dúvidas e seus sonhos e também se relacionar com os outros de forma respeitosa, empática e solidária.

7.      Como o Clube do Silêncio se conecta com a educação?

O Clube do Silêncio se conecta com a educação por promover uma formação humana integral dos alunos, que considera as suas múltiplas dimensões e potencialidades, valoriza a sua diversidade e estimula a sua participação crítica e criativa na sociedade. Essa concepção de educação tem origem em diferentes contextos históricos e autores, como Paulo Freire, que defendeu uma educação libertadora e emancipatória.

Inspirado na filosofia de Martin Buber, que valorizava o diálogo e a relação entre os seres humanos, o conceito de encontro se realiza na palavra-princípio Eu-Tu, em que o outro é reconhecido como um ser único e digno de respeito, diferente da palavra-princípio Eu-Isso, em que o outro é reduzido a uma coisa ou um meio. Recorre-se, também, à contribuição de Donald Winnicott, psicanalista que afirmava que o cuidado é uma forma de amor que envolve a aceitação do outro como ele é, reconhecendo suas necessidades, sentimentos e potencialidades, e que permite o desenvolvimento do self verdadeiro, que é a expressão criativa e genuína do indivíduo (Buber, 1974; Winnicott, 1971). O Clube do Silêncio se propõe a ser um espaço de encontro e cuidado, onde os alunos possam se sentir acolhidos, valorizados e estimulados a crescerem como pessoas.

8.      Inovação

O projeto é uma iniciativa inovadora, pois busca promover a saúde mental e emocional dos alunos da escola, que sofrem com as consequências da violência, da pobreza e da exclusão social. O clube oferece um espaço de escuta, de expressão e de reflexão, onde os alunos podem desenvolver as suas competências socioemocionais, fortalecer a sua autoestima, superar as suas angústias e construir os seus projetos de vida. Essa iniciativa apresenta uma solução nova e eficaz para um as demandas que afetam os alunos da escola, pois ela:

·                     Propõe uma forma diferente de abordar a educação, que vai além dos conteúdos curriculares;

·                     Cria um espaço de acolhimento, diálogo e respeito, onde os alunos podem se expressar e se ouvir, sem medo de serem julgados ou reprimidos;

·                     Contribui para a formação humana integral dos alunos, que passam a se conhecer melhor, a lidar com as suas emoções, a resolver os seus conflitos e a construir os seus projetos de vida;

·                     Enfrenta os desafios impostos pela realidade social dos alunos, que vivem em um contexto de violência, pobreza e exclusão, oferecendo-lhes uma oportunidade de superação e transformação;

·                     Inspira outros educadores e escolas a adotarem práticas pedagógicas inovadoras, que valorizem o potencial criativo dos alunos e promovam a sua participação ativa na sociedade.

Essa iniciativa também é inovadora porque ela se adapta ao território e ao contexto dos alunos, levando em conta as suas realidades, as suas necessidades, as suas demandas, os seus sonhos e os seus desejos. Além disso, ela tem um potencial transformador, tanto para os alunos quanto para a escola e para a comunidade, pois ela contribui para a formação humana integral dos alunos, que passam a se ver como sujeitos ativos e capazes de mudar a sua situação e a do seu entorno.

9.      Ineditismo

A iniciativa do Clube do Silêncio pode ser considerada inédita e/ou pioneira no Brasil, pois não há registros de projetos similares nas escolas públicas do país. Dentro de seu contexto de atuação, ela se diferencia de outras iniciativas existentes no campo da educação por vários aspectos:

·                     Ela se adapta à realidade social dos alunos, que vivem em um contexto de violência, pobreza e exclusão. O Clube do Silêncio oferece uma oportunidade para os alunos superarem as adversidades e construírem um futuro melhor para si mesmos e para a sua comunidade.

·                     Ela contribui para a formação humana integral dos alunos, que passam a se conhecer melhor, a lidar com as suas emoções, a resolver os seus conflitos e a construir os seus projetos de vida. O Clube do Silêncio desenvolve as competências socioemocionais dos alunos, que são essenciais para o seu bem-estar e para a sua participação ativa na sociedade.

·                     Ela envolve toda a comunidade escolar, desde os professores, os funcionários, os pais e os alunos. O Clube do Silêncio promove um clima escolar positivo, baseado no respeito, na empatia e na cooperação. O Clube do Silêncio também inspira outros educadores e escolas a adotarem práticas pedagógicas inovadoras, que valorizem o potencial criativo dos alunos.

10.  Público Alvo.

Os principais públicos prioritários da iniciativa são os alunos do ensino médio da rede pública de Manaus, Amazonas, que vivem em situação de vulnerabilidade social, econômica e emocional. A iniciativa beneficia um público diverso, que inclui pessoas de diferentes raças, gêneros, orientações sexuais, religiões e culturas. A iniciativa também envolve os professores, os funcionários, os pais e a comunidade escolar como um todo. A iniciativa atende cerca de 300 alunos por ano, que participam de forma voluntária e gratuita. Não há bolsas, cotas ou contrapartidas sociais para acessar a iniciativa.

Sim, a iniciativa atua com públicos em situação de vulnerabilidade social, pois ela se destina aos alunos do ensino médio da rede pública de Manaus, Amazonas, que vivem em um contexto de violência, pobreza e exclusão. Esses alunos enfrentam diariamente os desafios impostos pela falta de oportunidades, de recursos e de apoio para o seu desenvolvimento pessoal, educacional e profissional. A iniciativa busca oferecer um espaço de acolhimento, de escuta, de cuidado e de encontro, onde os alunos possam se sentir valorizados, respeitados e estimulados a superarem as adversidades e construírem os seus projetos de vida.

A iniciativa também se compromete com a promoção da diversidade, da representatividade e da inclusão nas suas ações, pois ela contempla um público diverso, que inclui pessoas de diferentes raças, gêneros, orientações sexuais, religiões e culturas. A iniciativa aborda a interseccionalidade dessas dimensões, reconhecendo que elas influenciam as experiências, as identidades e as demandas dos alunos. A iniciativa busca criar um ambiente de diálogo e de respeito às diferenças, onde os alunos possam se expressar livremente e se reconhecer como seres humanos únicos e valiosos. A iniciativa também contempla a acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), pois ela oferece recursos e adaptações para que elas possam participar plenamente das atividades do Clube do Silêncio.

Os resultados esperados da iniciativa são:

·         Melhorar a saúde mental e emocional dos alunos, reduzindo os níveis de ansiedade, depressão, estresse e violência;

·         Desenvolver as competências socioemocionais dos alunos, como a autoestima, a autoconfiança, a autoexpressão, a empatia, a cooperação, a resolução de problemas e a tomada de decisões;

·         Contribuir para a formação humana integral dos alunos, que passam a se conhecer melhor, a lidar com as suas emoções, a resolver os seus conflitos e a construir os seus projetos de vida;

·         Promover um clima escolar positivo, baseado no respeito, na empatia e na cooperação entre os alunos, os professores, os funcionários, os pais e a comunidade escolar;

·         Inspirar outros educadores e escolas a adotarem práticas pedagógicas inovadoras, que valorizem o potencial criativo dos alunos e promovam a sua participação ativa na sociedade.

O impacto desses resultados na vida das pessoas e no território onde a iniciativa está inserida é:

·                     Aumentar o bem-estar e a qualidade de vida dos alunos, que se sentem mais felizes, mais motivados e mais realizados;

·                     Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, que se tornam mais atentos, mais concentrados e mais interessados pelos conteúdos curriculares;

·                     Ampliar as oportunidades educacionais e profissionais dos alunos, que passam a ter mais acesso à informação, à cultura e ao mercado de trabalho;

·                     Fortalecer os vínculos afetivos e sociais dos alunos, que se relacionam melhor com os seus familiares, amigos e colegas;

·                     Transformar a realidade social dos alunos, que se tornam agentes de mudança no seu entorno, combatendo as desigualdades, as violências e as exclusões.

Acredita-se que esses impactos são realmente efetivos no contexto de atuação da iniciativa, pois eles são baseados em evidências científicas e em depoimentos dos participantes. Acredita-se também que esses impactos terão efeitos duradouros entre o público principal, pois eles são capazes de gerar mudanças profundas na forma como os alunos se veem, se sentem e se comportam.

A iniciativa do Clube do Silêncio pode firmar possíveis parcerias com:

 

O NEPES da UFAM, que é um grupo de pesquisa em educação socioemocional. O NEPES que pode oferecer orientação, recursos e avaliação para a iniciativa.

O PET da UFAM, que é um programa de formação acadêmica. O PET pode oferecer bolsas e integração para os alunos que são multiplicadores do Clube.

Os conselhos tutelares das zonas norte e leste de Manaus, que são órgãos de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Eles oferecem orientação, encaminhamento e divulgação para os alunos que participam do Clube.

Instituições privadas, como faculdades e ONGs que atuam na área da saúde mental. Elas podem oferecr serviços, cursos, palestras, oficinas e eventos sobre temas relacionados à saúde mental e à educação socioemocional.

Referencial teórico

A iniciativa do Clube do Silêncio tem como embasamento teórico/científico a abordagem da educação socioemocional, que visa o desenvolvimento de competências relacionadas ao autoconhecimento, à autogestão, à consciência social, às habilidades de relacionamento e à tomada de decisões responsáveis. Essa abordagem está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as competências gerais para a educação básica, e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que propõem metas globais para a promoção do bem-estar humano e planetário.

A metodologia da iniciativa também se inspira nos conceitos da ética do cuidado, que é uma perspectiva moral que enfatiza a importância das relações interpessoais, da responsividade, da empatia e da solidariedade para o agir ético. A ética do cuidado surgiu como uma crítica às abordagens tradicionais da ética, que privilegiam os princípios universais, a racionalidade e a autonomia. A ética do cuidado valoriza o contexto, as emoções e a dependência como elementos constitutivos da moralidade humana. A ética do cuidado também tem uma dimensão política, pois busca reconhecer e transformar as desigualdades e as opressões que afetam as relações de cuidado na sociedade.

A metodologia da iniciativa também se fundamenta nos conceitos da formação humana integral, que é um conceito que defende o desenvolvimento dos sujeitos para além de sua dimensão intelectual. Além dela, a formação humana integral considera o aperfeiçoamento de aspectos físico, social, emocional e cultural dos indivíduos. A formação humana integral está presente na educação integral, que é uma proposta pedagógica que amplia os tempos, os espaços e as oportunidades educativas para os estudantes. A educação integral visa a formação de cidadãos críticos, criativos e participativos na sociedade.

A metodologia da iniciativa está estruturada em quatro etapas: 1) Sensibilização, 2) Formação, 3) Implementação e 4) Avaliação. Em cada etapa, são realizadas atividades que envolvem o uso do silêncio, da escuta, da expressão e da reflexão como ferramentas pedagógicas. Alguns exemplos de atividades são:

·         Sensibilização: Apresentação da proposta do Clube do Silêncio aos alunos, professores, funcionários, pais e comunidade escolar, por meio de palestras, vídeos, cartazes e folders. Nessa etapa, busca-se despertar o interesse e a adesão dos potenciais participantes, bem como esclarecer os objetivos, os benefícios e o funcionamento da iniciativa.

·         Formação: Capacitação dos alunos que se inscreveram para serem multiplicadores do Clube do Silêncio, por meio de oficinas, dinâmicas, jogos e vivências. Nessa etapa, busca-se desenvolver as competências socioemocionais dos alunos, bem como prepará-los para conduzirem os grupos de apoio com seus pares. Nessa etapa, também se aplica os conceitos da ética do cuidado e da formação humana integral, pois se estimula os alunos a se colocarem no lugar dos outros, a reconhecerem suas necessidades e sentimentos, a assumirem responsabilidades e compromissos e a cuidarem de si mesmos e dos outros.

·         Implementação: Realização dos grupos de apoio do Clube do Silêncio, por meio de encontros semanais ou quinzenais, com duração de uma hora cada. Nessa etapa, busca-se oferecer um espaço de acolhimento, escuta, cuidado e encontro, onde os alunos possam compartilhar suas experiências, sentimentos, dúvidas e sonhos, bem como construir seus projetos de vida. Nessa etapa, também se pratica a ética do cuidado e a formação humana integral, pois se cria uma relação de confiança, respeito e solidariedade entre os participantes, valorizando suas diferenças e potencialidades.

·         Avaliação: Acompanhamento dos resultados e dos impactos da iniciativa, por meio de instrumentos como questionários, entrevistas e observações. Nessa etapa, busca-se verificar o grau de satisfação, aprendizagem e transformação dos participantes, bem como identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da iniciativa.

Competencias e Habilidades

A iniciativa do Clube do Silêncio pretende desenvolver competências, conhecimento significativo e aplicação na prática, por meio de atividades que envolvem o uso do silêncio, da escuta, da expressão e da reflexão como ferramentas pedagógicas. Essas atividades visam o desenvolvimento integral dos alunos, considerando suas dimensões cognitiva, afetiva, relacional e ética. Alguns exemplos de competências, conhecimentos e aplicações são:

·         Competência: Autoconhecimento. Conhecimento: Reconhecer as próprias emoções, qualidades, limites e potencialidades. Aplicação: Desenvolver a autoestima, a autoconfiança e a autoaceitação.

·         Competência: Autogestão. Conhecimento: Regular as próprias emoções, impulsos e comportamentos. Aplicação: Lidar com os desafios, os conflitos e as frustrações de forma positiva e construtiva.

·         Competência: Consciência social. Conhecimento: Compreender as emoções, as perspectivas e as necessidades dos outros. Aplicação: Estabelecer relações empáticas, respeitosas e solidárias com as pessoas.

·         Competência: Habilidades de relacionamento. Conhecimento: Comunicar-se de forma clara, assertiva e não-violenta. Aplicação: Expressar os próprios sentimentos, opiniões e desejos de forma adequada e respeitosa.

·         Competência: Tomada de decisões responsáveis. Conhecimento: Avaliar as consequências das próprias escolhas para si mesmo e para os outros. Aplicação: Agir de forma ética, responsável e coerente com os próprios valores.

Essas competências, conhecimentos e aplicações podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos, bem como para a sua inserção no mundo do trabalho. A iniciativa pode favorecer a geração de renda ou empregabilidade dos beneficiários, pois pode desenvolver habilidades que são valorizadas pelo mercado de trabalho, como a criatividade, a comunicação, a colaboração e a resolução de problemas. Além disso, a iniciativa pode estimular os alunos a construírem seus projetos de vida, que podem incluir metas profissionais, educacionais ou pessoais.

 

Avaliação

A iniciativa do Clube do Silêncio tem processos de monitoramento e avaliação, para acompanhar e analisar os resultados e os impactos da sua atuação. Para isso, ela utiliza a metodologia do Marco Lógico, que é uma ferramenta de planejamento, execução e avaliação de projetos sociais. O Marco Lógico define a lógica de intervenção da iniciativa, ou seja, a relação entre os problemas que se quer resolver, os objetivos que se quer alcançar, as atividades que se quer realizar e os resultados que se quer obter. O Marco Lógico também estabelece os indicadores que permitem medir o desempenho e o sucesso da iniciativa, bem como as fontes de verificação que fornecem as evidências desses indicadores.

Os principais marcos do monitoramento e da avaliação da iniciativa são:

·         A elaboração do Marco Lógico no início da iniciativa, com a participação dos alunos, professores, funcionários, pais e comunidade escolar. Nessa etapa, são definidos os problemas, os objetivos, as atividades e os resultados esperados da iniciativa, bem como os indicadores e as fontes de verificação correspondentes.

·         A coleta de dados sobre os indicadores ao longo da implementação da iniciativa, por meio de instrumentos como questionários, entrevistas, observações, registros fotográficos e relatórios. Nessa etapa, são obtidas as informações sobre o andamento das atividades, o grau de satisfação, aprendizagem e transformação dos participantes e os resultados e impactos alcançados pela iniciativa.

·         A análise dos dados coletados ao final da implementação da iniciativa, por meio de técnicas como análise descritiva, análise comparativa e análise de correlação. Nessa etapa, são verificados os avanços e as dificuldades da iniciativa, bem como o cumprimento dos objetivos e dos resultados esperados. Nessa etapa, também são elaboradas recomendações para a melhoria contínua da iniciativa.

 

·         População: os sujeitos envolvidos no projeto Clube do Silêncio são os alunos e o professor de língua portuguesa Erison Soares Lima, que trabalham no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professor Sérgio Pessoa Figueiredo, em Manaus. O perfil dos alunos é de adolescentes entre 14 e 17 anos, que cursam o ensino médio, e que sofrem ou testemunham situações de violência, tanto na escola quanto em casa. O contexto dos alunos é de vulnerabilidade social, econômica e emocional, agravado pela pandemia da Covid-19. O número dos alunos que participam do projeto é de cerca de 30, divididos em dois grupos. O perfil do professor é de um educador engajado, sensível e criativo, que busca promover uma educação humana integral e uma cultura de paz na escola.

·         Intervenção: o projeto Clube do Silêncio é uma iniciativa pedagógica que oferece um espaço de escuta e acolhimento para os alunos que participam do projeto. O projeto funciona na prática da seguinte forma: uma vez por semana, os alunos se reúnem com o professor em uma sala reservada, onde eles podem falar sobre seus sentimentos, seus problemas, seus sonhos e suas esperanças. O professor utiliza técnicas de mediação, de dinâmica de grupo e de ludicidade para facilitar o diálogo, a reflexão e a expressão dos alunos. O projeto também envolve atividades como leitura, escrita, música, teatro e artes plásticas, que estimulam a criatividade, a autoestima e a cidadania dos alunos. As atividades, os objetivos e os resultados esperados do projeto são:

o    Atividades: escuta ativa, roda de conversa, jogo cooperativo, contação de histórias, produção textual, dramatização, pintura, colagem, etc.

o    Objetivos: desenvolver a ética do cuidado, a educação humana integral e a prevenção da violência nos alunos; fortalecer os vínculos afetivos entre os alunos e o professor; ampliar as competências socioemocionais e culturais dos alunos; incentivar a participação e a protagonismo dos alunos na escola e na sociedade.

o    Resultados esperados: melhoria do desempenho acadêmico, da convivência escolar e da qualidade de vida dos alunos; redução dos casos de agressão, de bullying e de evasão escolar; aumento da autoconfiança, da resiliência e da esperança dos alunos; transformação da realidade escolar e social.

·         Comparação: você pode comparar o projeto Clube do Silêncio com diferentes referências, dependendo do seu foco e do seu interesse. Você pode utilizar um grupo controle ou uma situação anterior ao projeto para verificar o efeito do projeto nos alunos que participam dele. Você pode utilizar outras experiências similares ou diferentes ao projeto para analisar as semelhanças e as diferenças entre elas. Por exemplo:

o    Grupo controle: você pode selecionar uma turma de alunos que não participam do projeto Clube do Silêncio, mas que têm características similares aos alunos que participam dele (idade, série, contexto socioeconômico, etc.). Você pode comparar os indicadores qualitativos e quantitativos dos dois grupos (projeto e controle), antes e depois da intervenção do projeto.

o    Situação anterior: você pode coletar dados sobre os alunos que participam do projeto Clube do Silêncio antes do início do projeto (histórico escolar, comportamental, emocional, etc.). Você pode comparar esses dados com os dados coletados após a intervenção do projeto.

o    Outras experiências: você pode pesquisar sobre outros projetos ou programas que tenham objetivos ou metodologias similares ou diferentes ao projeto Clube do Silêncio (por exemplo: [Projeto Escola sem Violência], [Projeto Escola da Ponte], [Projeto Escola Viva], etc.). Você pode comparar as características, as vantagens e as limitações dessas experiências com as do projeto Clube do Silêncio.

·         Outcome: os desfechos ou os efeitos do projeto Clube do Silêncio são as mudanças ou as melhorias que o projeto provoca nos alunos, no professor, na escola e na sociedade. Você pode medir ou avaliar esses desfechos ou efeitos utilizando indicadores qualitativos e quantitativos, que devem ser válidos, confiáveis e sensíveis. Os indicadores qualitativos e quantitativos que você pode utilizar são:

o    Indicadores qualitativos: são os dados textuais que expressam as percepções, as opiniões, as emoções e as experiências dos sujeitos envolvidos no projeto. Você pode coletar esses dados por meio de entrevistas, questionários abertos, observação participante, análise documental e estudo de caso. Você pode analisar esses dados por meio de técnicas como análise de conteúdo, análise de discurso, análise temática e análise narrativa.

o    Indicadores quantitativos: são os dados numéricos que expressam as medidas, as frequências, as relações e as tendências dos fenômenos envolvidos no projeto. Você pode coletar esses dados por meio de testes, questionários fechados, registros, escalas e instrumentos padronizados. Você pode analisar esses dados por meio de técnicas como estatística descritiva, estatística inferencial, análise multivariada e análise fatorial.

 

 

REFERENCIAS

ALVES, Rubem. Escutatória. Disponível em: RubemAlves__Escutatória.pdf (ufpr.br). Acesso em: 14 abr. 2023.

ALVES, D.; SANTOS, M. Violência e tráfico de drogas: a realidade do bairro Cidade de Deus em Manaus. A Crítica, 2018. Disponível em: Pesquisa revela os bairros de Manaus onde mais se mata por causa do tráfico de drogas (acritica.com) . Acesso em: 16 set. 2023.

GAVIRATI, V. Cidade de Deus é o bairro com mais casos de violência contra mulher em Manaus, diz SSP. A Crítica, 2021. Disponível em: https://www.acritica.com/manaus/cidade-de-deus-e-o-bairro-com-mais-casos-de-violencia-contra-mulher-em-manaus-diz-ssp-1.180576. Acesso em: 16 set. 2023.

Winnicott, D. W. (1971). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.

 BUBER, Martin. Eu e tu. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo: Centauro Editora, 2009.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

 

 

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