Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de junho de 2023

A necessidade de criar



Somos seres criativos por natureza. Desde que nascemos, temos a capacidade de imaginar, inventar, transformar e expressar. Criamos para dar forma aos nossos pensamentos, sentimentos, desejos e sonhos. Criamos para comunicar, interagir, compartilhar e aprender. Criamos para nos divertir, nos emocionar, nos surpreender e nos encantar.

Mas por que criamos? Qual é a origem e o sentido dessa necessidade de criar?

Eu acredito que criamos porque somos feitos à imagem e semelhança do Criador. Somos reflexos da sua criatividade infinita e ilimitada. Somos co-criadores da sua obra maravilhosa e perfeita. Somos participantes do seu plano amoroso e generoso.

Eu acredito que criamos porque somos seres incompletos e insatisfeitos. Estamos sempre buscando algo mais, algo melhor, algo diferente. Estamos sempre questionando, duvidando, desafiando e superando. Estamos sempre crescendo, evoluindo, mudando e melhorando.

Eu acredito que criamos porque somos seres livres e responsáveis. Temos o poder de escolher o que queremos fazer, como queremos fazer e por que queremos fazer. Temos o dever de usar os nossos talentos, recursos e oportunidades para o bem comum. Temos o compromisso de respeitar as leis naturais, morais e sociais que regem a nossa existência.

Eu acredito que criamos porque somos seres únicos e especiais. Cada um de nós tem uma identidade, uma personalidade, uma história e uma missão. Cada um de nós tem um estilo, um gosto, uma preferência e uma vocação. Cada um de nós tem uma voz, uma mensagem, uma contribuição e uma marca.

Portanto, criar é uma necessidade humana, mas também uma dádiva divina. Criar é uma forma de expressar quem somos, mas também de descobrir quem podemos ser. Criar é uma forma de viver o presente, mas também de projetar o futuro.

Por isso, não devemos reprimir nem desperdiçar a nossa necessidade de criar. Devemos, sim, cultivar e desenvolver a nossa criatividade em todas as áreas da nossa vida. Devemos, sim, valorizar e apreciar as criações dos nossos semelhantes em todas as formas de arte e cultura. Devemos, sim, agradecer e louvar o Criador por nos ter dado esse dom tão precioso e maravilhoso.

(Erison S. Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vocação e Valor: A Realidade dos Professores

Segundo uma postagem no Instagram do Jornal O Globo, publicado hoje,  oito em cada dez professores  já consideraram a possibilidade de mudar...