Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Jovem de periferia se forma e dá depoimento emocionante: "Não foi celebração da meritocracia, mas da oportunidade."


Hoje não foi uma celebração da "meritocracia". Hoje foi uma celebração da oportunidade! 
Oportunidade de estar numa universidade pública, tendo participado de projetos, experiências, trilhas, saberes diversos, conversas de auditório e de boteco. Oportunidade de vivenciar coisas que eu de longe me imaginaria, no auge dos 20 anos vivendo. De estudar coisas que eu adoro, coisas que eu ainda pouco entendo, de trabalhar com causas que eu acredito! 
Oportunidade de jovens, como eu, que saem de suas quebradas pela zona leste, buscando coisas que a gente nem sabe mesmo o que são, mas que quando vem, numa aula, numa frase, numa linha, tomam o espírito de um jeito. De um jeito que quem já sentiu, sabe como é!
Oportunidade de compartilhar esses anos com pessoas incríveis, com pessoas fáceis, pessoas difíceis, com pessoas. Parece que tudo toma o seu lugar quando se olha de fora. Cada peça está onde deveria estar até aqui, neste momento.
Oportunidade de formar saberes, curiosidades, angústias, perguntas, formamos a nós e o ao mundo dentro e fora de nossas cabeças.
Oportunidade que todo moleque, dentro e fora da periferia deveria ter.
Nós tivemos.
Foi através dela que eu e muitos dos meus colegas e amigos, hoje licenciados e bacharéis, mostraram uns aos outros coisas novas. Novas oportunidades.
Este não é um discurso sobre meritocracia. É um breve discurso sobre oportunidade!


Texto de Kamila Craveira, publicado originalmente em 
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1967485760034493&set=a.116290771820677&type=3&theater

2 comentários:

Vocação e Valor: A Realidade dos Professores

Segundo uma postagem no Instagram do Jornal O Globo, publicado hoje,  oito em cada dez professores  já consideraram a possibilidade de mudar...