Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Uma sala de aula diferente




O projeto Chanceler é uma daquelas iniciativas que dão orgulho de ver. Idealizado pelo sábio e dedicado professor Jonathas Meirelles Menezes, e impulsionado pela participação de alunos dos terceiros e segundos anos, representantes dos mais diversos países e também da ONU, cada chanceler defende, justifica, deixa claro o posicionamento de seus países a cada tema levantado. Xenofobia, direitos humanos e racismo, são apenas alguns dos temas transversais abordados nesta sala de aula, que processa os conteúdos de forma eficaz, ativa e participativa.
Os alunos são os maiores beneficiados neste processo, uma vez que aprendem enquanto ensinam, pesquisam, discutem assuntos relevantes dentro do escopo sócio-político mundial.
Eles são os protagonistas neste projeto. E que protagonistas! Inteligentes, perspicazes, maduros nas suas colocações e nas afirmações veementes que fazem. Dá orgulho ver o quanto cada um cresceu durante essa iniciativa. Se existe uma emoção que identifico quando olho para eles, só posso denominá-la de Esperança.
Depois de um fim de um domingo comemorando o Dia dos Professores, agradeço a cada um de vocês chanceleres, por seu empenho e por nos encherem de esperança de um futuro melhor para este país através (sim!) de vocês.
O filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey escreveu que: “educação não é a preparação para a vida, ela é a própria vida.” Assim, o projeto Chanceler discute a vida, enquanto educa.

Vocação e Valor: A Realidade dos Professores

Segundo uma postagem no Instagram do Jornal O Globo, publicado hoje,  oito em cada dez professores  já consideraram a possibilidade de mudar...