Pesquisar este blog

sábado, 14 de outubro de 2017

Professor, espécie em extinção?




E no futuro, nossa profissão deixará de existir? O Google é nosso concorrente? Qual é o sentido de tudo isso se ninguém quer aprender o que tenho a ensinar?
Apesar de ouvir perguntas como estas frequentemente, acredito imensamente no poder transformador da educação enquanto atividade essencial à manutenção da vida humana, só é possível construir ambientes em que a vida se mantém, como a conhecemos, através da educação, por isso a relevância e a importância fundamentais de quem educa.
Para mim, este é um processo contínuo que nunca vai acabar, vivemos a aprender todos os dias, involuntariamente inclusive, com nossos erros e acertos, com o que pode ou não ser adequado para cada contexto. Dessa forma, fugir do processo é impossível, pois não há quem não possa aprender o mínimo que seja daquilo que deseja. Não há quem não aprenda nada.
Através da educação solucionamos nossos mais profundos e delicados problemas, entramos fundo no mundo das ideias ou solucionamos com praticidade o que pode ser medido fora de nós.
Através da educação construímos a possibilidades de subsistência do nosso futuro.
Através da educação podemos melhorar a vida dos outros, facilitar acessos, otimizar processos, dinamizar a existência.
Através da educação mantemos girando o progresso da roda.
Através da educação recontamos a história do mundo, recontamos a nossa história no mundo para quem nasce agora nele.
Através da educação conservamos o que precisa ser mantido e transformamos o que pode ser mudado.
Seja através de um vídeo, escrevendo um texto ou explicando uma equação; seja por meio do "sim" ou do "não"; seja com um sorriso ou com repreensão; seja por meio de uma canção ou através de correção, a educação sobreviverá aos futuros possíveis que desenham para nós, sobreviverá porque precisamos dela, precisamos da esperança que ela pode nos dar de nos tornarmos melhores.
Por isso, enquanto houver humanidade nossa profissão não acabará.
Feliz dia dos Professores.

(Erison S. Lima - Professor de Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas, Pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua, pela UEA,  Coordenador de Linguagens do Ceti Sérgio Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vocação e Valor: A Realidade dos Professores

Segundo uma postagem no Instagram do Jornal O Globo, publicado hoje,  oito em cada dez professores  já consideraram a possibilidade de mudar...