Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Controle



Viver com uma melhor saúde mental tem a ver com ir deixando de lado o que não podemos controlar e tem muita coisa no mundo que a gente não controla. 

Desde as decisões dos outros sobre suas próprias vidas, o que ele pensam de nós e como interpretam nossas ações, até as guerras e as crises globais.

Existe uma ilusão de controle social e político propagada nas redes sociais, como se cada pessoa tivesse o poder nas mãos por meio de um clique, ou like.

Mas até as redes estão sob a gestão de gente a quem não interessa o bem da humanidade.

Diante disso, o que posso controlar? O que posso fazer?

Ora! Eu controlo o que digo e o que não digo, controlo a minha capacidade de ofender os outros e de me sentir ofendido.

Controlo meus gastos, a minha entrega aos meus desejos.

E, principalmente, na vida, a qualidade do meu tempo entregue ao meu próximo. A qualidade do amor que destino à família. A qualidade do tipo de pessoa que sou para meus amigos, colegas de trabalho e escola. 

A qualidade de quem sou para mim mesmo.

(Erison S. Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vocação e Valor: A Realidade dos Professores

Segundo uma postagem no Instagram do Jornal O Globo, publicado hoje,  oito em cada dez professores  já consideraram a possibilidade de mudar...