Pesquisar este blog

domingo, 13 de maio de 2018

Todas são Mães-Marias


Suspenso na goiabeira,
Do céu o mais
Próximo que podia
O Menino Trepado
Pensou em Maria

Lembrando de vozes
De adultos múltiplas
Ouviu em ruídos
A importância que todos
Davam a certeza
De ser de Jesus
Mae

"Tendo no mundo
Tantas e tantas mães
Por que - Maria -
Mae de Jesus
Ser tão falada?"

Na pergunta refletida
Na pergunta refletida
O que não foge aos pequeninos
Não pensavas
O quanto de problemas
No mundo colocava

(Ora! As crianças
Estão no mundo para isso
Bem diga Manoel
Que é de Barros
Criança
Desconcertar
E trazendo ternura
A um espírito endemoniado
O amor libera)

- mas voltemos
- a quem?
- ao menino Trepado.
"Este menino Jesus
Deve ser muito feliz
Mais feliz
Deve ser sua mae
- Maria-
Pois da minha
Além de meu pai
E mãe de minha mãe
Irmãos e outros tantos
Falo eu,
E quando em algum descuido cósmico
Dela esqueço
Ela, afectuosamente,
Lembro-me com ternura
Que em mim vive
E jamais de mim vais se separar
O Menino Trepado
Mais perto do céu estava
E lá em cima
Onde embaixo
Tudo termina
Teve de sopapo
Um estalo:

"Lembro da Mae-Maria
Todos dizerem
Ser importante
Pois virgem
A seu filho primeuro
Concebeu"

Na idade da riqueza
Onde todo afecto
Do sexo se afasta
O Menino Trepado
Viu que ser virgem
A nada de nada
Importava

Era presico
À explicação adulta
Descomplicar
E ao complexo
Expulsar

Mais perto do céu
De onde quem lá chegar
Sair nunca pode desejar
O Menino Trepado
Divino como todo pequenino
Em palavras silenciou:

Mae-Maria
Ao menino Jesus
Virgem o concebeu
Fez por pedido de Deus
(Também crianca)
Mas l, mais do que nunca
Fez-se mae
Por mae de Jesus
Escolher ser

Em Mae não há segredo
Todas são Maes-Marias
E muitas Marias há
Pois todo filho
Só é desta condição
Não quando concebido
Mas com amor e afecto
Escolhido "                                                                                                                                                                                                                             
(Poema de Evanilson Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vocação e Valor: A Realidade dos Professores

Segundo uma postagem no Instagram do Jornal O Globo, publicado hoje,  oito em cada dez professores  já consideraram a possibilidade de mudar...