Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de março de 2019

As crianças da comunidade indígena Kokama Nova Esperança precisam da sua ajuda





As crianças da comunidade indígena Kokama Nova Esperança precisam de você.
Nos últimos dias 02 e 03 de março, voluntários de várias instituições conheceram a comunidade indígena Kokama - Nova Esperança, localizada no km 08 do Ramal do Brasileirinho, em Manaus, Amazonas.
A comunidade compartilhou conosco, além de seus costumes e histórias, suas lutas diárias e dentre elas a escola Kokama, que atende as crianças e adolescentes da comunidade.
Esta escola, literalmente foi construída por voluntários, tijolo por tijolo. Há anos a comunidade entra com recursos para que a escola seja reconhecida pelo poder público e desta forma passe a ter acesso aos repasses de merenda, materiais, infraestrutura básica.

O problema é que mesmo com todas as tentativas, diga-se de passagem, frustradas até então, a escola a nada tem direito aos olhos do Estado e ainda não pôde ser utilizada da forma que a comunidade gostaria pela falta de materiais básicos como cadeiras e materiais didáticos para os estudantes.
Neste sentido, os voluntários resolveram criar uma corrente do bem para fazer esse levantamento de materiais escolares para que os alunos usem ao longo desse ano.
Há várias possibilidades de ajudarmos e garantimos que qualquer doação é bem vinda!

Aos colegas de curso, de profissão e de planeta: Como podemos ajudar?
As crianças precisam de material básico como caderno, lápis, borracha.....também há a necessidade de um computador e uma impressora (que pode ser essa, jogada num cômodo da sua casa, em bom estado e prestes a ser descartada)

Para além de likes e compartilhamentos o objetivo e fazer esse levantamento para dar continuidade dos ensinamentos na comunidade, pois o maior objetivo da escola Kokama é deixar viva sua língua para as gerações presentes e futuras. Sua marca no mundo.


Escolhi essa foto, entre centenas por que ela representa muito do que vi e senti nesses dois dias na comunidade: Cuidado. Cuidado com todos, principalmente com as crianças. Mãos dadas e braços entrelaçãdos que protegem sorrisos, esperando todo dia um novo "Kuema", um novo amanhecer.
Vamos juntos?
________________________________________________________________________________
Kamila Craveira, 22 anos, formada em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, atua na área ambiental, análise espacial e fotografia. Ativista por natureza, acredita que amar e mudar as coisas lhe interessam mais.

Vocação e Valor: A Realidade dos Professores

Segundo uma postagem no Instagram do Jornal O Globo, publicado hoje,  oito em cada dez professores  já consideraram a possibilidade de mudar...