Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de junho de 2018

Alguma coisa muito errada


Quando pobre começou a andar de avião, alguma coisa estava errada neste país; quando pobre começou a comprar casa, carro, eletrodomésticos, algo estava errado neste país; quando empregada doméstica passou a ter seus direitos resguardados – carteira assinada, férias, 13º, etc... - algo estava muito errado neste país; quando a música da favela desceu para o asfalto, algo estava errado neste país; quando a religião da maioria começou a ser questionada, algo estava errado neste país; quando os pretos começaram a sonhar em ter melhores oportunidades, algo estava errado neste país; quando as mulheres agredidas começaram a denunciar agressores e não aceitar mais as violências diárias, algo estava errado neste país - pensavam eles.

Algo está errado num país em que seres humanos odeiam outros de forma gratuita; em que os “esclarecidos” não esclarecem; em que os que possuem mais querem evitar que outros também possuam; algo está errado num país que vive de escândalo em escândalo, de protesto em protesto, cada vez mais paralisantes.

Algo está errado num país onde nada se planeja, nem existe qualquer projeto de futuro; algo está errado em uma pátria que se diz mãe, mas despreza os seus filhos mais humildes; algo está errado com um povo que não conhece o seu próprio passado e despreza aprender com os erros de outros tempos; algo está errado em num país em que a classe média acha que é rica e o rico acha que manda em tudo.

Algo está errado quando achamos tudo isso normal, e adoecemos da mesma doença que tomou outras mentes e corações; algo está errado quando não refletimos, quando não cobramos, quando não nos cobramos, quando desistimos...; algo está muito errado.

domingo, 10 de junho de 2018

Oração.




Oração.

Muito mais do que palavras,
balbuciadas ou gritadas.

Muito mais do que um choro intenso,
e vestes rasgadas em aparente humilhação.

Muito mais do que pode ser visto e ouvido pelos outros,
o clamor é recebido pelo Altíssimo,
segundo o que trazemos no coração,
ainda que sem palavras.

Pois,

na alma,

onde reinam a sinceridade e a verdade,

os gemidos inexprimíveis são ouvidos e respondidos.

Aroma suave…

Parte II.

Por favor, ensine-me a orar, 
como um filho que pede das mãos de um pai 
o pão que ele partiu com própria a boca.


Ensine-me a dizer palavras, 
somente as que são verdadeiras.


Ensine-me a transformar choro em canção; 
tristeza em gratidão; 
rancor em paixão. 

Ensine-me a ser simples como o pássaro; 
prudente como a serpente; 
maduro como um carvalho centenário; 
bondoso como um pai, que não recusa dar tudo o que tem 
ao filho a quem quer bem.

Vocação e Valor: A Realidade dos Professores

Segundo uma postagem no Instagram do Jornal O Globo, publicado hoje,  oito em cada dez professores  já consideraram a possibilidade de mudar...