Ouvi recentemente uma frase de uma colega, a qual tento sempre lembrar nos momentos de dificuldade, algo como “A gente precisa se divertir no processo”.Volta e meia preciso lembrar dos propósitos. A educação tem os seus, eu preciso reencontrá-los em mim, para não me perder.
Preciso entender que aprendo para crescer, para me desenvolver, amadurecer. Pois nunca estaremos completos, aprendizagem é uma estrada sem final. Ela possui algumas estações de descanso, é verdade, mas logo a jornada nos chama, ela nos convida a retornar ao caminho, onde somos desafiados, incentivados a vencer obstáculos.
Segundo, preciso lembrar que para me divertir preciso ser humilde, preciso me esvaziar do que penso que sei e de quem penso que sou. Preciso rir de mim mesmo, assumindo minhas debilidades, minhas falhas e preconceitos. Preciso saber que não sei.
O caminho do aprendizado só se torna prazeroso quando a gente percebe que ele é mais do que prazos a cumprir e notas a alcançar, para isso é preciso ver beleza a cada passo dado na direção dos nossos objetivos. É preciso aproveitar a jornada, olhar pela janela do trem, admirar a paisagem. Estarmos satisfeitos com o que construímos até aqui, sabendo que mesmo o pouco pode ser muito, dependendo do seu olhar. Pois, Educação é a própria vida florescendo e introjetando em nós seus efeitos.
Erison S. Lima (6/10/2023)